Notícias e Informativos

Concurso fotográfico “Redescobrindo o patrimônio”

  • Fonte: Sec. Cultura
  • Publicado em: 08/09/2021
  • Assunto: Cultura

 

O concurso fotográfico proposto pela Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, busca incentivar o olhar da população local para uma percepção artística do patrimônio cultural, envolvendo o turismo, vida cotidiana, paisagens, cachoeiras e tudo mais que retrate o município.

Vivemos em um tempo no qual a imagem e sua centralidade nos meios de comunicação são marcantes. A coexistência de diferentes formas de produzir a imagem fotográfica e de convertê-la em informação eletrônica, bem como a popularização de meios digitais transformam as relações e os olhares.

 

OBJETIVO

O objetivo do concurso fotográfico “Redescobrindo o patrimônio”, nessa pandemia é incentivar o desenvolvimento do olhar artístico voltado ao patrimônio cultural envolvendo o turismo, vida cotidiana, paisagens, cachoeiras e tudo que define a cidade por meio da fotografia, excluindo pessoas.

Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, o patrimônio cultural de um povo é formado pelo conjunto dos saberes, fazeres, expressões, práticas e seus produtos, que remetem à história, à memória e à identidade desse povo.

Assim, é importante a utilização de ferramentas para a formação de cidadãos que, mais que transitar pelas ruas e pontos turísticos da cidade, conheçam, apropriem e preservem esses lugares como parte de seu patrimônio cultural.

 

QUEM PODE PARTICIPAR

O concurso fotográfico é aberto à população em geral residente e domiciliada em Cristiano Otoni, sejam eles profissionais e amadores, com idade à partir de 12 anos de idade.

Cada participante poderá participar com no máximo 03 (três) fotografias, podendo classificar todas as elas.

 

DISPOSIÇÕES GERAIS

A inscrição será mediante o preenchimento do cadastro e envio das fotografias pelo email culturacristiano@gmail.com ou pelo Zap da cultura (31) 98367-6774

  • Nome completo
  • Endereço do participante
  • Localização da(s) fotografia(s)
  • Telefone de contato
  • Anexo: máximo de 03 (três) fotografias

Poderão ser fotografados patrimônios culturais, turísticos que envolvam: espaços públicos, espaços privados desde que autorizados, monumentos, cachoeiras, paisagem cotidiana do município de Cristiano Otoni, sem a presença de rosto de pessoas para evitar questões de direito de imagem.

 

No caso de usar o aplicativo Whatsap deverá ser seguido o passo a passo para que a foto não perca qualidade.

  • Abra o aplicativo WhatsApp
  • Selecione o contato que deseja enviar a imagem e abra a conversa
  • Toque no símbolo de “Clipe”, ao lado do símbolo da “Câmera
  • Selecione Documento no canto esquerdo superior do popup (não escolha a foto usando a galeria e sim, entre em documento)
  • Selecione “Procurar outros documentos...
  • No menu esquerdo, você pode selecionar “Imagens” e escolher a pasta do seu celular
  • Pronto: escolha o arquivo de imagem e envie sem perder qualidade.

 

DAS ESPECIFICAÇÕES DAS FOTOGRAFIAS PARTICIPANTES

As fotografias devem ser digitais, podendo usar smartphones  ou câmeras com boa resolução.

O tamanho do arquivo não deve passar os limites de no mínimo 1mb ou máximo de 5mb

As fotos devem ser batidas no modo paisagem, ou seja com celular deitado na horizontal para ter mais amplitude da imagem.

Os/as autores/as das fotografias são responsáveis pelo teor e conteúdo das imagens, incluindo autorização de publicação.

As fotos não poderão conter manipulação digital feitas por programas de edição, exemplo:  correção de temperatura, cor, brilho, limpeza de imagem...

 

DIREITOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL

Os concorrentes transmitirão à Prefeitura Municipal de Cristiano Otoni, secretaria de Cultura, Esportes, Lazer, Turismo e Patrimônio, os direitos autorais sobre todas as criações que apresentem no âmbito do presente concurso e o uso das mesmas em todo e qualquer material, documentos e meios de comunicação, para serem usadas em campanhas promocionais e institucionais considerados pertinentes para esta Prefeitura.

A autorização do uso das imagens será concedida a título gratuito, sem limite de tempo e sem a incidência de quaisquer ônus, incluindo utilizar ou divulgar a fotografia selecionada pelo concurso em materiais publicitários, dentre eles: cartazes, banners, folders, calendários, websites ou homepages e eventos institucionais desta Prefeitura desde que esses usos não tenham finalidade comercial.

 

DA SELEÇÃO E PREMIAÇÃO

As fotos serão publicadas na pagina oficial da Cultura no Facebook (@culturacristianootoni) no dia 01/10/2021; A foto que obtiver mais curtidas até o dia 15/10/2021 será o vencedor recebendo troféu e as outras 11 fotos mais curtidas também receberão medalhas.

Serão consideradas somente as curtidas da foto na página oficial;

As 12 fotos mais curtidas serão selecionadas para produção de calendário para o ano de 2022 com distribuição gratuita pela Prefeitura Municipal de Cristiano Otoni.

 

DISPOSIÇÕES FINAIS

O não cumprimento de quaisquer das regras deste regulamento implicará desclassificação das fotografias inscritas e, consequentemente, do respectivo participante.

O ato de inscrição neste concurso implica na aceitação e na concordância com todos os itens deste regulamento.