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História dos trilhos

  • Fonte: http://centraldobrasilnasminasgerais.blogspot.com/2010/12/1-estrada-de-ferro-central-do-brasil.html
  • Publicado em: 16/02/2021
  • Assunto: Cultura
Vários são os elementos formadores da antiga Estrada de Ferro Dom Pedro II- E.F.D.P.II, posteriormente (a partir de 1889) Estrada de Ferro Central do Brasil - E.F.C.B. Sua história tem início efetivamente no ano de 1855, com a fundação da COMPANHIA DE ESTRADA DE FERRO DOM PEDRO II, sob a direção de CHRISTIANO BENEDICTO OTTONI, no Governo Imperial de Dom Pedro II.

A COMPANHIA propunha a fundação de uma Estrada de Ferro que atravessasse os municípios próximo à Côrte, atual cidade do Rio de Janeiro - RJ e alcançasse, em seguida, o Vale do Rio Paraíba do Sul e depois, a Província de São Paulo, na localidade anteriormente denominada Porto Cachoeira, atualmente, Cachoeira Paulista. Com o objetivo de se alcançar também, a Província de Minas Gerais, prosseguiu pelo Vale do Rio das Velhas, em direção ao Rio São Francisco, onde faria entroncamento com o sistema fluvial, ligando o Sul ao Norte do Império.

A construção fora iniciada no dia 11 de julho de 1855 e após três anos, no histórico dia 29 de maio de 1858, era inaugurada, em bitola larga (1,60 m), o trecho até a vila de Queimados, partindo-se da Estação Ferroviária Dom Pedro II, no Rio de Janeiro - RJ. Assim, fora iniciada a famosa Linha do Centro, linha principal da E.F.Central do Brasil.
A extrema necessidade da construção da E.F.Dom Pedro II se fez na medida em que o Brasil necessitava escoar a produção agrícola, especialmente o café, das grandes fazendas cafeicultoras, produtos destinados à exportação e igualmente ao abastecimento interno, contribuindo, dessa forma, com a economia do país e atendendo aos interesses dos grandes fazendeiros cafeicultores na região do Vale do Paraíba e assim, transportar a produção para exportação, através de um transporte rápido e eficiente.

No mesmo ano de 1858, iniciou-se a subida da Serra do Mar. O tráfego até a cidade de Rodeio, atualmente, Paulo de Frontin, foi concluído no dia 12 de julho de 1863, sendo que o Vale do Paraíba é atingido um ano depois, em 1864, com a chegada do primeiro trem de passageiros à Barra do Piraí - RJ, no mesmo ano. De Barra do Piraí - RJ até São Paulo - SP, é construído o ramal de São Paulo em bitola larga.

É de extrema importância destacar, aqui, a célebre frase de Christiano Benedicto Ottoni:

"Eu não construo Estrada para o Brasil de hoje, mas para o Brasil do futuro. Não podemos dividir os trens. É preciso que os trens que correm na baixada galguem a Serra para correr no planalto, senão, não haverá desenvolvimento econômico possível para as províncias de Minas e de São Paulo."

A famosa Linha do Centro seguia, pelo curso do Rio Paraíba, em direção à Entre Rios, atualmente Três Rios - RJ e de lá, com destino ao Sertão das Minas Gerais. No ano de 1865 a ferrovia já possuía 133 quilômetros de extensão, atingindo, desta forma, Desengano, atual Barão de Juparanã, que faz parte do município de Valença.

A partir da cidade de Entre Rios (Três Rios), a construção seguiria em direção do Rio das Velhas pelo Vale do Paraibuna, para alcançar Juiz de Fora - MG, a 275 km da Côrte. A construção da Linha do Centro prosseguiu em bitola larga, passando por Santos Dummont em 1877 e em Barbacena em 1880 e depois para Queluz de Minas, atual Conselheiro Lafaiete - MG, terminando, alí, a bitola larga, avançando, posteriormente pelo Vale do Rio das Velhas em bitola métrica (1,00 m). A bitola larga foi, posteriormente prolongada até Joaquim Murtinho, onde havia uma bifurcação e de onde parte o ramal do rio Paraopeba em bitola larga, até Belo Horizonte. De Joaquim Murtinho ainda, parte da Linha do Centro se prolongou em bitola larga até Itabirito - MG.

O ramal de Ouro Preto, posteriormente, ramal de Ponte Nova, fora construído a partir da estação de Miguel Burnier, em 1887. Na cidade de Ponte Nova - MG, havia interligação da E.F.Central do Brasil com a E.F.Leopoldina, a partir de 1926. Os trilhos da E.F.Dom Pedro II atingiram General Carneiro, um bairro de Sabará em 1895, agora, no entanto, como Estrada de Ferro Central do Brasil. Dali partiu o ramal da Cidade de Minas, atual Belo Horizonte, então capital de Minas Gerais.