Caracterização

Localização: CENTRAL

Área: 132,44 Km2

Altitude:

Máxima: 1.231 m. Local: Divisa com Município de Caranaíba / Mínima: 937 m. Local: Foz do Córrego Casa  Velha / Ponto central da cidade: 990 m.

Temperatura:

Média anual: 19,4º C / Média máxima anual: 24,9º C / Média mínima anual: 14,9º C

Índice médio pluviométrico anual:  1.474,9 mm

Relevo:

Topografia (%): Plano: 15 / Ondulado: 70 / Montanhoso: 15

Principais rios:

Rio Paraopeba / Córrego Aroeira

Bacia: Bacia Rio São Francisco / Rio Doce

Fontes: Instituto de Geociências Aplicadas - IGA (CETEC) / Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE

População

ANOS

URBANA

RURAL

1970

1980

2017 (1)

Fonte: Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
(1) - Estimativa

Gentílico: Cristianense.

Segundo informações colhidas por Scyomara Ribeiro de Almeida, no Arquivo Público do Estado, e junto a familiares e moradores, a região começou a ser povoada aproximadamente há 300 anos, por volta de 1689, quando João José Dutra veio de Portugal, na época da Sesmaria, ganhando 1.000 alqueires de terra, formando a Fazenda "Fecha Fecha", na estrada de Nossa Senhora da Glória (hoje fazenda da Pedra). Sua irmã, de nome ignorado, veio na mesma época e recebeu 1.000 alqueires, na região de Gagé, construindo a Fazenda "Mau Cabelo" (já extinta). Esta moça ficou grávida de um escravo da fazenda; com o auxílio das roupas da época, escondeu a gravidez, e quando a criança nasceu, colocou-a num cesto de um animal de carga, com o nome do recém-nascido: João José Dutra Sobrinho. Quando a mãe estava para morrer, mandou procurá-lo para deixar seus bens. O rapaz foi encontrado, casado, com três filhos, exercendo a profissão de sapateiro na cidade de João Ribeiro (hoje Entre Rios de Minas). Foi trazido para a fazenda da mãe logo depois de sua morte, e na Fazenda "Fecha Fecha" teve mais oito filhos. Desta descende grande parte das famílias de Cristiano Otoni.

A região foi desbravada pelos primeiros bandeirantes, dos quais ainda hoje podem se encontrar alguns vestígios nas ruínas do vilarejo do Distrito de São Caetano do Paraopeba, e nas construções antigas que margeiam a Estrada Real, que corta o município e também faz parte de sua história. O povoado cresceu na esteira da linha férrea da Central do Brasil. Recebeu o nome de Cristiano Otoni em homenagem ao engenheiro Christiano Benedicto Ottoni, que dirigiu os serviços de construção da ferrovia. O nome do engenheiro Cristiano Otoni foi colocado na Estação Ferroviária construída no local, e inaugurada em 1883. O Distrito de Cristiano Otoni, então pertencente a Conselheiro Lafaiete, foi criado em 1911. Em 30 de dezembro de 1962, foi publicada a emancipação do município, pela Lei Estadual nº 2.764, a qual foi efetivada em 1º de março de 1963, assumindo a administração o Sr. Foad Abrahão Caram, como Intendente Municipal, até a posse dos eleitos para a primeira legislatura, que ocorreu no dia 1º de setembro de 1963.

A primeira eleição no Município de Cristiano Otoni teve o seguinte resultado, conforme dados obtidos por Gerson Luiz de Souza Lima em documento encontrado na residência de seu pai, o Senhor Antonio de Assis Lima: O primeiro Prefeito foi o Senhor Joaquim Ribeiro Filho, eleito com 600 votos, ficando em segundo lugar o Senhor João Damasceno Baeta, com 389 votos, e em terceiro o Senhor Amicis Adelino da Fonseca, com 132 votos. Para Vice-Prefeito, foi eleito o Senhor Manoel de Oliveira Dutra (Sr. Lilico) com 636 votos, seguido pelo Senhor José Henriques Baeta, com 302 votos e o Senhor Manoel Messias de Souza Lima com 94 votos. À época, as votações para Prefeito e Vice-Prefeito eram realizadas separadamente, por isto foi apurado o resultado informado. Daí em diante, o Município seguiu normalmente sua história, elegendo seus representantes de acordo com a legislação do país, até os dias de hoje.

Fotos de Christiano Benedicto Ottoni; Engenheiro e Diretor da Estrada de Ferro D. Pedro II, de 1855 a 1865, a qual passou a denominar-se Estrada de Ferro Central do Brasil - EFCB, após a Proclamação da República. Foi homenageado, ainda em vida, em 1883, com o nome da Estação Ferroviária que deu origem ao povoado, e depois do Município. Foi ele quem aceitou o desafio de fazer a ferrovia subir a Serra da Mantiqueira e chegar até o interior de Minas Gerais.

Fonte:  Câmara Municipal de Cristiano Otoni